top of page

Behind the Frame: The Finest Scenery - Um jogo fascinante e surpreendente — Análise de Bolso

Atualizado: 25 de abr.

Esse jogo explodiu minha mente! Behind the Frame não é o que você pensa que seria. É diferente de tudo que já joguei na vida, um jogo sobre saudade, amor e sobre lidar com sentimentos difíceis. 


Imagem principal do jogo.
Reprodução: Akupara Games e Akatsuki Taiwan Inc.

Lançado em 25 de agosto de 2021, ano em que foi nomeado e ganhou diversos prêmios disponíveis na Steam, a obra foi desenvolvida pela Silver Lining Studio e co-publicada pela Akupara Games e Akatsuki Taiwan Inc.


Behind the Frame é um jogo interativo em que você pode mergulhar no que está sendo contado e nem sente a hora passar. Nele, você deve pintar, desenhar e resolver puzzles para descobrir mais sobre sua história de vida. Em geral, você começa sendo uma artista tentando terminar suas pinturas para submetê-las a uma exposição em Nova York e vários puzzles vão te ajudar a entender o rumo da história. O que achei mais legal é que você realmente é uma artista vivendo um dia a dia, então você faz coisas básicas como comer, fazer café, mexer no notebook, etc. Você precisa achar as tintas que faltam e trazer algumas pinturas “de volta à vida”. 


Uma imagem de um pedaço do jogo onde mostra o quarto da personagem e uma legenda em inglês.
Reprodução: Akupara Games e Akatsuki Taiwan Inc."Eu sempre me sinto apática antes de tomar meu café de manhã"

E meu Deus, que ARTE! Behind the Frame foi todo desenhado a mão e a ambientação do jogo parece um filme, inspirado nos visuais do Studio Ghibli, então se você é um fã de Miyazaki como eu, vai se apaixonar por cada cena! Estamos falando de uma obra prima que me deixou sem palavras em cada frame, cada desenho, cada pintura… O jogo já vale a pena só pela arte.


E, caso as ilustrações não tenham te convencido, eu te digo que a história de Behind the Frame não é NADA do que você pode pensar que seria. O plot, o choro, a morte, o outro lado…. Simplesmente não existe forma de prever o que vai acontecer durante o enredo, e a trilha sonora desse jogo é outra parte que corrobora para que ele seja uma obra de arte. Com uma trilha relaxante e suave, é definitivamente um jogo para aquele dia frio, com uma manta no ombro e um chocolate quente do lado.

 

Pra finalizar com chave de ouro, o jogo é bem curtinho, em menos de 1h30 você consegue finalizar. Meu único ponto negativo seria que, em vários momentos, realizar alguma ação leva bastante tempo, o que me incomodou no começo, mas acredito ser uma questão apenas de costume. Como o jogo tem essa proposta relaxante e confortável, faz total sentido ser assim. Apenas joguem e me digam nos comentários o que acharam, Behind the Frame é uma experiência maravilhosa! 



Texto editado e revisado por Gabriel Morais de Oliveira (@GabrielHyliano).




E que tal entrar no nosso grupo do Discord? Lá temos vários eventos, materiais de estudo e uma comunidade incrível esperando por você. É só clicar aqui!



Siga o Game Design Hub nas redes sociais!


58 visualizações2 comentários

2 Comments


Eu quero TANTO jogar Behind the Frame. Tinha visto ele uma dessas showcases e tinha me interessado por ele. Depois de ler teu texto, quero mais ainda.

Like
Replying to

Tenho certeza que você vai adorar!! Depois me conta o que achou <3 Ele é realmente incrível.

Like
bottom of page