top of page

Game Design Hub na gamescom latam: resumo do evento e vencedores do BIG Festival 2024

A primeira edição da Gamescom Latam chegou ao fim, mas não sem a presença do Game Design Hub! Durante o evento, testamos dezenas de jogos, incluindo obras de parceiros do GDH como Coralina (Gabriel Maki) e Bem Feito (oiCabie). Também conversamos e entrevistamos desenvolvedores, dubladores, líderes de comunidade e, acima de tudo, encontramos muitos de vocês que fazem parte da nossa comunidade. Agora, chegou o momento de apresentar um relatório com um resumo de tudo o que vivenciamos entre os dias 26 e 30 de junho, no São Paulo Expo.


Jackbox games

Com o auxílio da Theogames e da Anna Coelho, fomos convidados a visitar o estande da Jackbox no primeiro dia da feira e entrevistar Andy Kniaz, Vice-Presidente Internacional da Jackbox, Belia Portillo, Gerente de Marketing Global, e Patty Souza, uma das dubladoras do Jackbox Party Starter, também conhecida por dublar Reyna, de Valorant. O espaço contava com interação do público, que podia jogar o novo título da franquia, totalmente localizado e dublado em português. Sendo uma franquia que ganhou localização recentemente, as entrevistas, que serão disponibilizadas em breve, focaram nas novidades da nova coletânea de party games, na adição do português brasileiro aos jogos e no processo de dublagem de jogos como um todo.

 

"Hands On" de Dragon Ball: Sparking! ZERO

Durante 30 minutos, pudemos testar o próximo título da franquia Budokai Tenkaichi, que se mantém fiel ao seu nostálgico antecessor, Budokai Tenkaichi 3. Sparking! ZERO adiciona diversos novos personagens e mecânicas de luta, como movimentação aprimorada e modo de combos automáticos. Testar o jogo com antecedência foi uma experiência memorável, correspondendo às expectativas e nos convencendo ainda mais de que o jogo será um sucesso.

 

Zeenix Pro

No decorrer da Gamescom Latam, a TecToy apresentou seu próximo console portátil, o Zeenix Pro, que havia sido anunciado recentemente. Equipado com um processador AMD Ryzen 7 6800U, SSD NVMe com 512 GB de capacidade de armazenamento, 16 GB de memória RAM e uma tela de 6 polegadas com resolução 1080p e taxa de atualização de 60Hz, o console teve um desempenho aquém em alguns jogos que estavam sendo demonstrados. No entanto, esse fator pode não ser um impeditivo para a compra, dependendo do preço que ainda será anunciado.


Entrevista com a Surprise Co.

Recentemente, foi lançada a plataforma Unreal Engine Fortnite (UEFN), que permite o desenvolvimento de jogos dentro do exclusivo da Epic Games. Com esse acesso, algumas empresas aproveitaram a oportunidade para transformar o desenvolvimento em negócio.Uma delas foi a Surprise, idealizada por Luiz Alencar, sócio da 3C Gaming, uma das mais relevantes comunidades brasileiras de Fortnite.


Composta por mais de 20 criadores de todas as regiões do Brasil, a Surprise Co. idealiza a produção de experiências baseadas em algoritmos. No caso do Fortnite, isso ocorre através do recurso de User Generated Content (UGC), que são conteúdos gerados por usuários. Atualmente, os quarenta jogos criados pela Surprise Co. somam mais de 12,5 milhões de jogadores e nós pudemos ver alguns deles em tempo real, incluindo um simulador de RP muito interessante, parecido com a experiência proporcionada nos servidores de GTA V. Nós conversamos com os representantes da Surprise, que nos forneceram um panorama amplo sobre a monetização, interação e criação de jogos para a UEFN.

 

Entrevista com a Niantic
Alan Mandujano, Head da América Latina, Eric Araki, Country Manager do Brasil, e Leonardo Wille, Community Manager da Niantic

Em parceria com o Recanto do Dragão, entrevistamos Alan Mandujano, Head da América Latina, Eric Araki, Country Manager do Brasil, e Leonardo Wille, Community Manager da Niantic. O papo foi moldado com base em perguntas sobre a visão que a Niantic tem da comunidade brasileira de jogadores de Pokémon GO, a transição comportamental, cultural e social dos brasileiros pós-pandemia e como isso afetou a interação com jogos IRL, eventos que serão sediados pela Niantic no Brasil futuramente, ações sociais e a evolução da Niantic como desenvolvedora após a experiência com o Google Earth e outros jogos, como Monster Hunter GO e Pikmin GO. A entrevista também estará disponível em breve.

 

Panorama Brasil e finalistas do Big Festival 2024

A feira contava com uma parte do pavilhão, chamada Panorama Brasil, dedicada à apresentação de jogos brasileiros selecionados previamente para participar do evento. Dentre os jogos que pudemos testar, destacamos o Teleforum, escrito por Thiago Rech, Moonleap em uma televisão CRT, e Lipsync Killers, um jogo rítmico que combina mecânicas baseadas em Osu! com combate entre performers travestidas.

Além do Panorama Brasil, visitamos a área reservada para a exposição dos jogos finalistas do prêmio Big Festival, que incluía títulos como Pacific Drive, Sulfur, Ultros, entre outros. Confira a lista dos vencedores de cada categoria:

 

Melhor jogo do Ano: Chants of Sennaar (Rundisc)

Melhor Arte: Harold Halibut (Slow Bros)

Melhor jogo da América Latina: Arranger: A Role-Puzzling Adventure (Furniture & Mattress)

Melhor jogo Brasileiro: Momodora: Moonlit Farewell (Bombservice)

Melhor jogo Casual: Station to Station (Galaxy Groove)

Melhor Narrativa: Once Upon a Jester (Bonte Avond)

Melhor Áudio: Dordogne (UMANIMATION and UN JE NE SAIS QUOI)

Melhor Multiplayer: Extremely Powerful Capybaras (Studio Bravarda)

Melhor XR/VR: Sky Climb (VRMonkey).

Melhor Gameplay: Pacific Drive (Ironwood Studios)

Inovação: Cryptmaster (Paul Hart & Lee Williams)

Melhor jogo Mobile: What the Car? (Triband ApS)

Melhor Pitch das Associações Regionais de Desenvolvimento de Games: Dark Crown (Hyper Dive Game Studio)

 
Abragames

A Associação Brasileira de Games esteve à frente de um estande com 19 jogos brasileiros, incluindo Heart Dungeon, da Sanplus, cuja apresentação foi mediada por Gabriel Lima, um dos membros do Game Design Hub. O objetivo do estande era expor os jogos para experimentação e educar o público sobre o trabalho realizado pela associação para promover a produção nacional e gerar novos negócios.


Considerações finais e recomendações

Embora o evento tenha transparecido, em alguns momentos, o fator de gentrificação, com a valorização de espaços voltados para experiências privilegiadas como Nintendo, Epic Games, Roblox e outras marcas, a gamescom latam se destacou pela grande quantidade de jogos disponíveis para teste, além das palestras e do fácil acesso a desenvolvedores e porta-vozes presentes. Foi uma experiência inesquecível, enriquecedora e, principalmente, divertida.


Para encerrar, seguem duas recomendações de jogos que testamos. Primeiro, The Posthumous Investigation, um adventure de investigação onde devemos desvendar o mistério por trás do assassinato de Brás Cubas, o icônico personagem de Machado de Assis, ambientado em uma Rio de Janeiro noir de 1937. O segundo jogo é Zet Zillions, um roguelike com montagem de baralhos extremamente bonito, onde você deve usar suas cartas para fazer combinações bizarras e explodir planetas inteiros. Ambos os jogos são brasileiros!


Esperamos que tenham gostado e por enquanto, seguimos ansioso para os próximos eventos. Até a próxima!



E que tal entrar no nosso grupo do Discord? Lá temos vários eventos, materiais de estudo e uma comunidade incrível esperando por você. É só clicar aqui!


Siga o Game Design Hub nas redes sociais!

103 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page