top of page

Starfield e as Mentiras da Bethesda — Artigo

Atualizado: 1 de out. de 2023

Quando anunciaram Starfield, lá em 2018, a Bethesda frisou que, após 25 anos, eles estavam trabalhando em uma nova IP (propriedade intelectual) e expandiriam o conceito de RPG da empresa, o que é algo muito animador... se não fosse a Bethesda falando.


Não me leve a mal, mas, como um fã de Fallout eu acho que tenho motivos de sobra para desconfiar de qualquer coisa que a Bethesda produza e, principalmente, qualquer cosa que o Todd Howard fala.

Diretor de sucessos como Skyrim, Fallout 3,4 e de fracassos como Fallout 76 (cara de nojo), Todd se tornou uma peça importante da Bethesda, atuando também como principal comunicador das inovações e novidades em seus jogos. Porém não só de belezas vive o mundo, e Howard também ficou conhecido pelas mentiras e seus discursos hiperbólicos em suas apresentações, segue alguns exemplos e um videozinho pra você assistir depois [ Todd and the sweet little lies - YouTube]

Todd Howard, líder da Bethesda estreia um filme, o Inventor de Mentiras
Todd Howard como Inventor da Mentira.

Algumas das promessas:

- Fallout 3 tem 200 finais:

Em uma entrevista ao site Shacknews, lá em 2008, Howard afirmou que existiam 200 finais diferentes em Fallout 3 e bom...a afirmação é verdadeira se você multiplicar os finais por 100, mas tenho certeza que o Howard apenas errou na calculadora.

- Fallout 4 apresenta mais de 111 mil linhas de diálogos:

Nas apresentações e no próprio Twitter da Bethesda, foi dito que Fallout 4 teria 111 mil linhas de diálogos, certamente metade delas são do Preston Garvey implorando para você salvar outro assentamento.

Como em um tele jornal, Preston é mostrado com a chamada de tele jornal
Meme Preston - "Outro assentamento precisa de sua ajuda"



- A edição de colecionador de Fallout 76 e sua bolsa de plástico barato:

Imagine você comprar uma edição de colecionador de Fallout 76, o que já é loucura e ainda vir com uma bolsa de canvas e na propaganda ela era de nylon.

- Qualquer cidade ou vila em Skyrim pode ser dizimada se o jogador escolher matar a todos:

Em entrevista ao Norwegian Magazine Game, Todd afirmou que, se o jogador quisesse, poderia dizimar uma vila inteira, não sobrando ninguém. Nem tente, nos jogos da Bethesda é IMPOSSIVEL matar a todos, infelizmente não é um GTA da vida.




- Skyrim tem quests infinitas;

Um dinossauro Bebê, o Baby, da familia dinossauro
Baby, Familia Dinossauro (1991)- Bordão "DE novo, De novo" tal qual missões em Skyrim

Essa afirmação é o que mais me deixa puto: fazer a mesma missão de novo e de novo e de novo, realmente é infinita, até você ficar ensandecido e começar a escutar o Baby do Familia Dinossauro falando “De novo, de novo”.






- A Inteligência Artificial em seus jogos não apresenta script, tornando o comportamento dos NPC´s aleatório e realista:

Pra resumir o comportamento de 90% dos NPC´s: Levanta da cama, sai da casa, anda pela vila, deita da cama e repita isso durante todos os dias.

Um mecha sombrio
V.A.S.C.O - NPC chamado VASCO do Starfield

Já deu pra perceber como ele adora aumentar seu trabalho, criando um hype absurdo em seus jogos, mas o que mais me preocupa é o tratamento da própria Bethesda com os elementos RPG em seus jogos, e usarei como exemplo a saga Fallout. Os fãs sempre reclamaram de como o estúdio apaziguou a liberdade que outros jogos da franquia possibilitavam, deixando o jogo mais atraente para o publico em geral, ao custo de Fallout 3 ter apenas 2 finais, Fallout 4 com apenas 4 opções de diálogo, até chegarem ao fundo do poço com Fallout 76.

4 opções são mostradas: Oque?, não, sim e sarcastico.
Fallout 4 (2015) - Por que choras, New Vegas?

Um amontoado de extensões em um meme sobre a creation Engine
Meme do Creation Engine 1 e 2, no senai você reprovaria por isso

E não podemos deixar de falar sobre os bugs e a engine antiquada usada pelo estúdio, afinal, parece que jogamos o mesmo tipo de jogo desde Morrowind, com animações faciais e de movimento ridículas, assim como o comportamento da IA tornando cenas que eram pra ser emocionantes em engraçadas e companions que simplesmente não deixam você atravessar uma porta (eu te odeio Fawkes).


Com todo esse histórico e o balde de água fria que recebi com Fallout 4 e 76, eu não colocaria tanto hype por Starfield, até porque não temos uma gameplay ou imagem in-game confirmada, algo estranho para um jogo da Bethesda, principalmente com a data de lançamento se aproximando. No final meu maior medo é que o RPG em Starfield seja negligenciado mais uma vez e que essa engine pré-histórica da Bethesda torne o jogo apenas um mod de Morrowind.

Editado por Breno Mancini

370 visualizações3 comentários

3 Comments


Júlio Moreira
Júlio Moreira
Apr 08, 2022

A Xbox podia dar um sacode nele pra colocar Starfield nos eixos, até porquê tá pra ser um dos destaques do console, mas duvido que isso aconteça

Like

Endome
Endome
Apr 07, 2022

Como ousa falar mal do grande mito Todd Howard 👺

Like

Noventa Porcento
Noventa Porcento
Apr 07, 2022

Não estou no hype mas espero um ótimo jogo, que seja em outra engine pelo amor de deus. Todd é brabo mas também é um pilantra. Vamos esperar pelo melhor, mas com um pé atrás.

Like
bottom of page