top of page

A curiosa mistura de dimensões de Ruffy and the Riverside — Entrevista

Imagem do jogo Ruffy and the Riverside com o personagem principal Ruffy sorrindo ao lado de outro personagem que é uma abelha
Reprodução: Zockrates Labs

Ruffy and the Riverside pegou a internet de surpresa com seu estilo único, misturando personagens em 2D desenhados à mão com cenários 3D muito coloridos que lembram os clássicos do Nintendo 64, como Super Mario 64 e Banjo-Kazooie. Tivemos a oportunidade de conversar com Patrick, diretor de arte da Zockrates Labs, estúdio responsável pelo desenvolvimento do jogo, e conhecer melhor as origens desse projeto tão criativo.


CONTE-NOS UM POUCO SOBRE O TIME DE DESENVOLVIMENTO DE RUFFY AND THE RIVERSIDE

Somos um time de sete. Muitos de nós trabalhamos no projeto em seu tempo livre, criando músicas, desenhando, então fazer arte é o que amamos. Inclusive, a Zockrates Labs não apenas desenvolve jogos como Ruffy and the Riverside, mas também outras coisas de vez em quando. Nosso projeto mais recente é desenvolver e programar uma fonte interativa onde as crianças possam brincar e interagir com a água de alguma forma.


Foto: Nero Negrón

Entretanto, Ruffy é nosso maior projeto no momento. Toda a nossa paixão está nesse jogo e além do time principal, existem outras pessoas envolvidas em diversos aspectos. Temos parceiros incríveis que traduzem os diálogos, músicos para compor as trilhas sonoras, e nosso dublador brilhante Nero Negrón, que dá voz a Ruffy.


Também costumamos ter dois ou três estagiários que possam trazer ideias novas ao jogo. É um time muito criativo e isso permitiu que o jogo pudesse ficar cada vez maior com o passar dos anos.



RUFFY É O PRIMEIRO JOGO DA ZOCKRATES LABS? COMO SE DEU O INÍCIO DO DESENVOLVIMENTO?

Sim, Ruffy and the Riverside é o nosso primeiro jogo. Começamos em 2017. Éramos dois caras que queriam fazer um videogame dentro de um ano. Obviamente demorou mais. A ideia original era bem simples: seria um jogo em primeira pessoa em que você teria que seguir um rio e vencer obstáculos até a nascente. Isso era tudo e o nome era Riverside. Mas novas ideias foram surgindo, e tudo cresceu. Riverside se transformou em um mundo, e precisávamos de mais personagens e diálogos, foi então que nasceu a história.


Então tudo evoluiu em conjunto: o jogo e nosso time


Imagem do jogo Ruffy and the Riverside com o personagem principal Ruffy sorrindo em frente a um cenário montanhoso
Reprodução: Zockrates Labs

DE ONDE VEIO O RUFFY? ELE É UM URSO?

Hoje Ruffy é um urso, mas não foi assim que ele começou. O primeiro era apenas um bicho humanóide com uma capa, feito com 2 frames. Não sabíamos o que ele era, apenas o chamávamos de “animal”. O segundo Ruffy era um urso, mas não tinha nome. Chamávamos de “URSO”, inclusive nas primeiras postagens nas redes, ele era apenas URSO. Cerca de dois anos depois, senti a necessidade de um nome, então o batizamos de Ruffy, porque achamos que ele é durão. E ainda tem o fato de meu filho se chamar Raffael, e seu apelido é Raffi, a sonoridade é quase a mesma. Hoje temos a terceira versão do personagem e suas animações contam com mais de 500 frames.


Nota: rough, em inglês = durão/duro, então o nome Ruffy veio da sonoridade da palavra.


QUE TIPO DE JOGO É RUFFY AND THE RIVERSIDE? É PLATAFORMA? ADVENTURE?

Sim, os dois. É um jogo do gênero plataforma com muita ação e aventura, com um roteiro incrível. Você é Ruffy e você precisa coletar as letras sagradas para salvar Riverside do vilão Groll. Durante a história principal, Ruffy vai explorar o reino de Riverside e cinco outras áreas para coletar as letras sagradas necessárias para proteger seu mundo. Em sua jornada, ele vai conhecer muitos personagens divertidos e enfrentar muitos desafios. E ainda há mais a se fazer. Além da história principal, você terá muitas sidequests e desafios menores. Cada um com sua própria história, e esperamos que vocês se divirtam com todas elas.


O jogo é muito especial por sua gameplay. Nele, Ruffy pode “trocar” coisas, ou seja, você pode copiar texturas e colá-las em outros lugares do mundo. Apenas copie algo e jogue em outra parte para ver o mundo se transformar. Você pode substituir água por lava para queimar coisas, pode trocar madeira por ferro para destruir obstáculos, pode até transformar o sol na lua para ver a noite cair. E existem muitas e muitas outras coisas para trocar. Números, símbolos, cores, é só escolher. A mecânica de troca é bem simples de utilizar e parece mágica.


Imagem do jogo Ruffy and the Riverside com o personagem principal Ruffy rolando em um barril de madeira
Reprodução: Zockrates Labs
COMO SURGIU A IDEIA DE TROCAR TEXTURAS?

Essa é uma história muito boa. A ideia surgiu quando eu estava analisando desenhos antigos. Um deles era bem curioso. Era uma cachoeira, mas era realmente água? Ou era lava? O desenho era em preto e branco, então não tinha como saber. Naquele momento, me veio a ideia de que podia ser os dois, lava e água. Eu copiei o desenho e colori de vermelho. Outro, colori de azul. Os dois ficaram incríveis. E então aconteceu: Que tal fazer um jogo que te permite trocar texturas de objetos para mudar o mundo? Fizemos um protótipo e ficou divertido, então seguimos com a ideia.


PORQUE UM MUNDO 3D COM UM PERSONAGEM 2D? TEM ALGUMA INSPIRAÇÃO EM PAPER MARIO? QUAIS GAMES INSPIRARAM VOCÊS PARA CRIAR RUFFY?

Nós gostamos muito de Paper Mario, com certeza, mas não foi de onde veio a ideia dos personagens desenhados à mão. Nós simplesmente não tínhamos alguém que modelava em 3D no começo, então começamos a desenhar todos os personagens. Eventualmente, artistas 3D se juntaram ao nosso time, mas naquele momento já estávamos apaixonados pelo design dos personagens em 2D.


Os jogos que seguiram nos inspirando foram Super Mario 64 pela plataforma, Crash Bandicoot pela ação, Banjo Kazooie pela história engraçada e até Monkey Island pelos diálogos. Pessoalmente, na minha cabeça, Ruffy and the Riverside é uma pequena e divertida versão de The Legend of Zelda: Ocarina of Time, mas vocês poderão julgar por conta própria em breve.


Imagem do jogo Ruffy and the Riverside com um letreiro suspenso em uma montanha formando a palavra RIVERSIDE
Reprodução: Zockrates Labs
EXISTEM PLANOS PARA LANÇAMENTO EM OUTRAS PLATAFORMAS? ALÉM DO NINTENDO SWITCH QUE JÁ ESTÁ CONFIRMADA

Queremos muito o jogo em todas as plataformas, com certeza, mas somos apenas um estúdio pequeno e independente. Então temos que concentrar nosso poder em cada lançamento, um por vez. Começamos com o PC. Então vem o Nintendo Switch. E depois disso podemos portar para outros consoles.


QUANTO TEMPO LEVOU DO INÍCIO DO PLANEJAMENTO ATÉ O LANÇAMENTO?

Seis anos. É muito tempo, mais do que planejamos. Aprendemos muito nesse tempo e acredito que uma possível continuação possa ser feita com mais rapidez. Mas é assim que funciona se você começa do zero. É o preço para fazer um jogo bom.


Imagem do jogo Ruffy and the Riverside mostrando uma construção que explodiu e uma onde de energia saindo pelo telhado e formando uma  nuvem
Reprodução: Zockrates Labs
HÁ UMA JANELA DE LANÇAMENTO MAIS PRECISA? PRIMEIRO OU SEGUNDO SEMESTRE DE 2024, TALVEZ.

Vamos apresentar uma demo do jogo no Steam Next Fest em junho de 2024. O lançamento para PC está planejado para o início do verão norte-americano, provavelmente logo após o Steam Next Fest. O lançamento para Nintendo Switch está programado para vir logo em seguida. É nosso objetivo e vamos fazer tudo para alcançá-lo. Entretanto, vamos lançar o jogo quando ele estiver pronto.


A ZOCKRATES ESTÁ TRABALHANDO EM ALGUM OUTRO JOGO NO MOMENTO? EXISTEM PLANOS PARA EXPLORAR OUTROS GÊNEROS?

Ruffy and the Riverside é nosso único jogo no momento. Temos ideias para outros jogos que pensamos ser divertidas, mas ainda não demos início ao desenvolvimento destes outros projetos. Nossos corações estão todos com Ruffy and the Riverside no momento, e ainda existem muitas ideias para o mundo de Ruffy que queremos aplicar. E eu acredito que realmente precisamos fazer uma sequência de Ruffy antes de nos aventurarmos em outros jogos, mas quem sabe. Vamos ver.


Imagem do jogo Ruffy and the Riverside com o personagem principal Ruffy em um cenário 2D lutando contra um inimigo dentro da água
Reprodução: Zockrates Labs
QUEM VAI PUBLICAR O JOGO?

Ainda estamos conversando com algumas publicadoras, mas não temos nenhuma no momento. Ainda estamos decidindo o que é melhor para nós e para o jogo. Provavelmente vamos publicá-lo por conta própria.


TEM ALGO QUE VOCÊS GOSTARIAM DE DIZER PARA SEUS SEGUIDORES NO BRASIL? QUE ESTÃO ANSIOSAMENTE ESPERANDO PARA JOGAR RUFFY AND THE RIVERSIDE QUANDO ELE FOR LANÇADO

Que bom que você perguntou. Pessoal, estamos surpresos com o suporte que vem do Brasil. Vocês realmente parecem gostar muito do nosso jogo. É incrível ver tantos comentários positivos no Twitter, Instagram e YouTube. Todo esse apoio foi algo inesperado. Sabe, normalmente você começa o desenvolvimento de um projeto e foca no mercado local, mas quanto mais compartilhamos, mais ciente ficamos da base de fãs que estávamos criando no Brasil. Foi realmente uma surpresa e ficamos muito felizes com isso. Muito obrigado por tudo!


Você pode acompanhar todo o trabalho da Zockrates Labs e o desenvolvimento de Ruffy and the Riverside no twitter oficial da empresa. Texto editado e revisado por Maya Souza (@ShinMayanese) Você também pode gostar de: Mullet MadJack e o sequestro da cultura boomer — Crítica | Análise


E que tal entrar no nosso grupo do Discord? Lá temos vários eventos, materiais de estudo e uma comunidade incrível esperando por você. É só clicar aqui!


Siga o Game Design Hub nas redes sociais!

18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page