top of page

Horizon Chase 2 é um jogo de corrida retrô que nos prende a uma experiência solitária — Análise


Capa do jogo Horizon Chase 2
Reprodução: Epic Games

Horizon Chase 2 é um jogo arcade de corrida desenvolvido para ser uma carta de amor aos jogos dos anos 90 como Out Run e Top Gear, originalmente lançado para Apple Arcade, e que agora marca presença nos consoles e no PC através da Epic Games Store.


Sendo uma sequência direta de um jogo que já tinha a proposta de nos abraçar com a nostalgia dos sofás e telas compartilhadas, é natural esperarmos por melhorias significativas e conteúdos adicionais, tal qual o salto absurdo de construção entre títulos como Top Gear e Top Gear 2, comparação que pode ser feita inclusive com os Out Runs.


Uma coisa é certa: a fórmula de sucesso da Aquiris no seu primeiro título ainda está aqui, com todos os requisitos preenchidos. Temos uma mecânica simples, visuais retrô e a trilha sonora estonteante de Barry Leitch, com seu synthwave homenageando as próprias faixas em chiptune utilizadas nos clássicos em 16 bits, agora com a pesada guitarra fazendo companhia aos sintetizadores. Porém, mesmo com a tarefa de casa concluída, perdura na sequência uma sensação de falta nos sistemas de progressão e na valorização da experiência multiplayer, pelos motivos que falaremos durante a presente análise.



EXPERIÊNCIA VISLUMBRANTE
Tela de captura do jogo Horizon Chase 2, fase em Ouro Preto
Reprodução: Epic Games

Uma coisa é inegável, a atualização visual em Horizon Chase 2 é de encher os olhos, principalmente quando o assunto são as pistas. É explícito o estudo de caso da Aquiris tanto na escolha das cidades quanto na construção das fases, que fogem principalmente dos tropes nacionalistas dos países escolhidos para formar a cartela de percursos disponíveis dentro do jogo. É uma aula de regionalismos e uma oportunidade linda de conhecer cidades que muito provavelmente não saberíamos sequer o nome diante do senso comum. Apesar da captação de referências ser muito maior quando analisamos as pistas brasileiras, como a belíssima cidade de ouro preto com os bonecos de carnaval, casas coloridas e bandeiras espalhadas pelo percurso, cada uma das pistas é capaz de nos proporcionar uma experiência vislumbrante.



CARROS E MECÂNICAS (DO JOGO)
Tela de captura do jogo Horizon Chase 2
Reprodução: Epic Games

Os carros também perderam o estilo minimalista e agora é possível, inclusive, deduzir a existência de algumas inspirações como Ridge Racer e jogos da série Cruis’n. Uma verdadeira evolução na direção artística, que talvez possa não agradar alguns jogadores que se apegaram ao estilo extremamente minimalista da obra antecessora.


Porém, na prática, a progressão de Horizon Chase 2 é algo que deixa um pouco a desejar quando falamos das melhorias nos veículos. Diferente da proposta presente em Top Gear 2, que é quase um sistema de RPG, tendo em vista a necessidade de saber escolher quais as melhorias necessárias diante das próximas pistas (pneus para chuva, faróis de milha em fases com neblina, motores, caixas de transmissão etc.), as melhorias em Horizon Chase 2 tem um caráter pragmático e servem somente como um filtro para conseguirmos trespassar a dificuldade da IA dos outros corredores, conforme transitamos de um país para outro.


Tais melhorias são necessárias e alteram a velocidade máxima, aceleração e manobrabilidade do veículo nas curvas, nada que nos cause uma verdadeira sensação de progressão e possibilidade de escolhas, e para desbloqueá-las basta correr, ganhando experiência e subindo o veículo de nível, além de coletar as moedas azuis espalhadas pelo percurso. A cada novo nível de veículo pode-se gastar uma quantidade de moedas azuis, escolhendo uma nova melhoria até o limite de 10 níveis por veículo.


O jogo conta com 2 tipos de fases, que são as corridas contra outros corredores e as corridas contra o tempo, em que reprisamos alguma fase anterior e desbloqueamos novos modelos de rodas para os carros, alterações que são puramente estéticas.


Falando em estética, correr também recompensa o jogador com dinheiro do jogo (diferente das moedas azuis), o que nos permite escolher novas carrocerias para os veículos e padrões de cores diferentes, com algumas carrocerias e padrões disponíveis somente nas corridas multiplayer online, das quais falaremos adiante.



MODO MULTIPLAYER
Tela de captura do jogo Horizon Chase 2
Reprodução: Epic Games

Infelizmente, o modo multiplayer online decepcionou muito por conta de problemas técnicos. Inicialmente, o jogo permite que você e mais um amigo corram juntos a fim de zerar a campanha principal, bem como permite que ambos disputem corridas no multiplayer online contra outros jogadores, modo que tem muito potencial diante do sistema de recompensas que se assemelha bastante a um “mini passe de batalha” sem custos adicionais.


Porém, testamos Horizon Chase 2 com duas pessoas que também possuem o título, tanto como “donos da sala” quanto como convidados, e em ambos os casos o jogo se comportava totalmente diferente da experiência offline. A presença de bugs é constante, a começar pelas IAs que frequentemente colidem com as extremidades das pistas de forma aleatória. O lag é visualmente e mecanicamente perceptível tanto no nosso veículo quanto nos veículos de quem está jogando online, o que acabou nos privando de uma experiência fluida e divertida. A impressão é a de que o estúdio brasileiro sequer se importou em fornecer uma experiência sólida para os seus conterrâneos, visto que estes não são problemas discutidos nas análises estrangeiras.



CONCLUSÃO
Tela de captura do jogo Horizon Chase 2
Reprodução: Epic Games

Horizon Chase 2 é um compilado de boas intenções, com visuais estonteantes, mecânica simples, trilha sonora envolvente e um potencial absurdo levando-se em consideração a evolução do primeiro título ao longo do tempo.


Apesar de não ter um sistema mais complexo de progressão, a obra subsequente consegue reproduzir grande parte das sensações possíveis de se ter ao jogar um jogo de corrida retrô. Para quem busca satisfazer o saudosismo pontual dos jogos de corrida antigos, Horizon Chase continua sendo um título que deve ficar no radar, mas somente daqueles que não fazem questão de desfrutar da experiência online do jogo, até que os problemas de conexão sejam resolvidos por aqui.




Agradecemos gentilmente à Epic Games pelo envio de chave para testarmos Horizon Chase 2!





Siga-nos no Twitter: @GameDesignHub


E que tal entrar no nosso grupo do Discord? Lá temos vários eventos, materiais de estudo e uma comunidade incrível esperando por você. É só clicar aqui!




58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page